Reabilitação Uroginecológica

O que é?

A Fisioterapia Uroginecológica é uma especialidade que atua no tratamento conservador das disfunções urológicas e ano-retais como, por exemplo, a incontinência urinária e fecal.

Como é realizada?

A fisioterapia é apontada como procedimento de primeira escolha no tratamento destas disfunções visto que vários estudos têm mostrado a possibilidade desta intervenção evitar ou retardar o processo cirúrgico com melhora de até 85% dos casos.

Princípios

O tratamento consiste essencialmente no fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico (períneo) através de exercícios específicos e na reeducação do funcionamento da bexiga ou esfíncter anal. Utilizamos também o Biofeedback por ser uma ferramenta importante no processo avaliativo do assoalho pélvico e sua reeducação, tornando os resultados mais significativos.

Quem pode se beneficiar?

  • Incontinência urinária ou fecal em homens pós cirurgias intestinais ou próstata: colo-proctologia e prostatecotmizados

  • Mulheres com incontinência urinária de esforço

  • Incontinência urinária ou fecal após lesões do Sistema Nervoso Central (AVC, Traumatismo Cranioencefálico, Lesão Medular)

  • Incontinência urinária e fecal infantil

Nosso trabalho é bastante inovador, tendo muitas parcerias de estudos e pesquisas com médicos da área da Urologia e Ginecologia e colegas fisioterapeutas.