Hidroterapia

O que é?

A Fisioterapia Aquática (Hidroterapia) consiste na utilização das propriedades físicas da água de forma terapêutica, proporcionando recuperação funcional a pacientes idosos, adultos, atletas e crianças. O meio aquático permite o tratamento, entre outros casos, de patologias neurológicas, reumatológicas e osteomioarticulares, que se encontram na fase aguda, subaguda ou crônica.

Como é realizada?

A Hidroterapia, é realizada em piscina adaptada para o uso terapêutico, com rampa de acesso, barras nas bordas, com profundidade variando entre 90cm e 1,50cm e temperatura “termoneutra” entre 32ºC a 36ºC, proporcionando um ambiente agradável e seguro para a reabilitação. A segurança do ambiente aquático é proporcionada pelo terapeuta que acompanha o paciente em todos os momentos dentro da piscina, garantindo ainda o controle da intensidade do exercício terapêutico, tornando o trabalho específico às necessidades de cada paciente.

Princípios

Executada por fisioterapeutas experientes e de formação específica, nas sessões de Hidroterapia utiliza-se flutuadores, equipamentos e acessórios especiais como bicicleta aquática, barras, pesos aquáticos, pranchas, dentre outros.

Representa um recurso extremamente eficiente pois diminui a sobrecarga de trabalho gravitacional (minimiza o impacto articular), estimulando a independência nas atividades funcionais, permitindo treinos de locomoção e equilíbrio, ganho de mobilidade articular, força muscular e resistência cardiorrespiratória.

Dentre os recursos utilizados podemos destacar diversas técnicas de tratamento como por exemplo o Conceito Halliwick, Método Bad Ragaz, Watsu, Hidropilates, Hidrocinesioterapia.