Eletromiografia de superfície (EMG)

O que é?

A Eletromiografia de Superfície é um recurso de diagnóstico funcional importante na avaliação da atividade muscular. Através da captação dos sinais elétricos dos músculos por eletrodos de superfície que são colados à pele, pode-se identificar a existência de alguma alteração no Sistema Nervoso ou Sistema Osteomuscular.

A Avaliação Eletromiográfica irá fornecer dados quantitativos sobre a intensidade de recrutamento muscular (contração), tempo (timing) de ativação e relaxamento do músculo, sinergismo muscular e co-contração (quando vários músculos contraem ao mesmo tempo), índice de fadiga muscular.

Quem pode se beneficiar?

Podendo ser realizada durante as atividades funcionais como caminhar, levantar de uma cadeira ou durante o trabalho, a Avaliação Eletromiográfica é bastante útil em diversos casos:

  • Lesões do Sistema Nervoso (como AVC, Lesão Medular)

  • Desequilíbrios musculares (Ex: luxação da patela ou estiramentos musculares frequentes)

  • Atletas de alta performance como jogadores ou maratonistas (índice de fadiga muscular)

  • Desvios de coluna (escolioses, hipercifoses)

  • Atividades Laborais (posturas e movimentos no trabalho)

Na Moving você será atendido por profissionais altamente capacitados neste sistema de avaliação e com ampla experiência clínica para esclarecer com a máxima precisão as principais alterações funcionais que causam incapacidades.