Avaliação dinâmica computadorizada da marcha, corrida e prescrição de palmilhas e órteses

O que é?

A avaliação da distribuição de pressão na superfície plantar pode revelar informações tanto sobre a estrutura e função dos pés, como sobre o controle postural de todo o corpo, em condições saudáveis ou patológicas.

Princípios:

As deficiências anatômicas em toda a extremidade inferior podem resultar em alinhamento e padrões de movimentos anormais do pé e tornozelo, que levam a estresse e sobrecarga excessivos sobre os tecidos moles e estruturas ósseas, dando origem a microtraumas cumulativos e dores musculoesqueléticas, com potencial para afetar a função e causar incapacidades diversas, inclusive na prática esportiva;

Lesões Musculares Crônicas (presença de fibrose)Durante a função de marcha ou corrida as relações entre o tipo de pé e o controle muscular podem ser alteradas pois os pés não funcionam como um bloco, sendo divididos em três partes (retro, médio e antepé) separadas por articulações e por isso, uma avaliação biomecânica durante a caminhada ou a corrida é muito importante para prevenção ou mesmo tratamento no decorrer de lesões.

Quem pode se beneficiar?

  • Tendinopatias Crônicas

    Qualquer indivíduo que tenha algum tipo de alteração na marcha ou corrida ou que desconheça se sua atitude dinâmica nesses momentos está correta. Pessoas que apresentam qualquer tipo de dor ou sintomas nos membros inferiores, pelve, quadril e lombar relacionadas a caminhadas e corridas.
  • Pessoas de qualquer idade com discrepância dos membros inferiores (perna maior que a outra), pisadas incorretas, hálux valgo (joanetes), fasceítes plantares, esporão de calcâneo, periostites (canelites), fraturas por estresse, etc

Como é realizado?

A avaliação biomecânica da marcha e da corrida permite ao Fisioterapeuta identificar possíveis desequilíbrios musculares e biomecânicas que predispõem às lesões citadas anteriormente. É utilizados nessa análise uma avaliação computadorizada da corrida e da marcha com um software importado utilizado nos grandes laboratórios de biomecânica, além da avaliação Baropodométrica também conhecida como o teste da pisada.

O diferencial de nosso trabalho está em mostrar no momento da avaliação as alterações que o cliente possa apresentar, justificando trabalhos de reequilíbrio muscular e as vezes a necessidade de prescrição de palmilhas.

As palmilhas são artesanalmente realizadas em parceria com uma das maiores fabricantes de palmilhas biomecânica do país, a Propulsão na cidade de Belo Horizonte. Essa recebe os dados específicos com a prescrição do tipo de palmilha e a partir daí é realizada individualmente cada palmilha. Possíveis ajustes são realizados e feitos na própria Moving.

Tratamento

Corrida e prescrição de palmilhas e órteses, Separar: Prescrição e confecção de palmilhas e óteses