Side Menu
Side area
side area
Moving | Você sabe o que é Pubalgia?
2282
post-template-default,single,single-post,postid-2282,single-format-standard,ajax_updown_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,

Blog

   

Você sabe o que é Pubalgia?

Pubalgia, conhecida também como Osteíte Púbica, é uma patologia caracterizada pela presença de dor na região do púbis. É uma patologia que afeta vários esportistas, com uma grande incidência em praticantes de futebol. São várias as causas de uma pubalgia, sendo de diagnóstico complexo e quanto mais precoce isso ocorrer, melhor o prognóstico.

Os sintomas mais comuns são dores na região púbica, nos adutores, ao tossir e espirrar, durante a execução de exercícios abdominais. A dor aumenta quando o indivíduo permanece apoiado apenas sobre uma perna. Suas causas são bastante discutidas na literatura, sendo que as mais relatadas são fraqueza da musculatura abdominal (superficial e profunda), disfunção da musculatura adutora, hipomobilidade e disfunção dos rotadores e abdutores do quadril e intensos treinos físicos (overtraining/sobrecarga).

O tratamento da pubalgia normalmente é consevador, porém o tratamento cirúrgico também é comum. No tratamento conservador, além da prescrição de medicamentos feito pelo médico, vários recursos terapêuticos podem ser usados, como eletroterapia, técnicas de terapia manual, crioterapia, reequilíbrio muscular (musculatura específica e estabilização central – CORE training), entre outros. O mais importante para uma reabilitação eficaz é uma boa avaliação biomecânica para diagnóstico das disfunções e correção das mesmas, uma vez que várias disfunções podem levar ao quadro de osteíte púbica.

 

Referencia Bibliográficas:

Pizzari T. ET AL, 2008
Lee, D. 2001
Cunningham,P.M., et al, 2007
Hegedus, E.J., ET AL, 2012

No Comment

Post A Comment