Side Menu
Side area
side area
Moving | Eficácia do Programa de Prevenção de Lesões FIFA 11+ no Futebol
2119
post-template-default,single,single-post,postid-2119,single-format-standard,ajax_updown_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,

Blog

   

Eficácia do Programa de Prevenção de Lesões FIFA 11+ no Futebol

Em uma época de Copa do Mundo, ainda mais em nosso país, o futebol encontra-se em total evidência. Esse esporte, como todos os outros, está sujeito ao surgimento de lesões. No futebol, uma lesão pode ocorrer com ou sem contato com outro jogador. E onde o fisioterapeuta pode atuar nesse contexto? Somente reabilitando as lesões de forma mais rápida e segura possível? Não, cada vez mais a prevenção de lesões no futebol torna-se importante, e o fisioterapeuta, juntamente com uma equipe multidisciplinar, está inserido nesse processo preventivo. Desta forma, a FIFA e o seu centro de investigação e avaliação médica, o F-MARC, através de renomados pesquisadores como Jiri Dvorak, Mario Bizzini e Astrid Junge, desenvolveram o programa de prevenção de lesões FIFA 11+, que consiste em exercícios com
estabilização central, equilíbrio e controle neuromuscular, treinamento excêntrico, pliometria e agilidade. Há estudos de investigação clínica de envergadura que indicam claramente que a execução conseqüente do FIFA 11+ pode levar à uma redução de 30 a 50% das lesões.
Um estudo recente (2014) avaliou a eficácia do programa FIFA 11+ na prevenção de lesões durante uma temporada de uma liga inglesa de futebol. Os resultados mostraram uma redução significativa da incidência de lesões entre o grupo que foi submetido ao programa e o grupo controle que fora submetido à um aquecimento tradicional, com uma diferença de 41 a 48% ao final de uma temporada. Vários clubes de futebol do Brasil utilizam esse programa em seus treinamentos, desde categorias as base aos times profissionais.

Referências: Owoeye, O.B. ET AL, Efficacy of the FIFA 11+ Warm-Up Programme in Male Youth Football: A Cluster randomized Controlled Trial. Journal of Sports Science and Medicine, May 2014.

Fonte: www.f-marc.com , FIFA 11+ Manual.

No Comment

Post A Comment